segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Compostagem

A compostagem é feita numa caixa plastica comprada para o efeito num hipermercado. Foi adquirida em Março de 2008 e desde essa altura já consegui retirar algum composto.
Lá dentro coloco todos os restos produzidos no jardim, nunca chegou a atingir metade da capacidade.
Do lixo organico que é produzido em casa no inicio colocava tudo o que fossem legumes, fruta, pão, café ou casca de ovos. Tive que desistir da fruta porque atraia muitos mosquitos, e o mesmo para os legumes quando são muito sumarentos. O meu jardim apanha pouco sol e por isso tem poucos castanhos a equilibrar a compostagem.
O cheiro nunca foi incomodativo, o maior problema são os mosquitos que aparecem em determinadas alturas do ano e quando são muitos começam a querer entra em casa. Já aconteceu ter que pulverizar o compostor com insecticida para diminuir os mosquitos.
Lá dentro e visiveis quando se remexe o composto estão bichos da conta (que não se enrolam), minhocas encarnadas e lesmas (na altura das chuvas).
Os cuidados a ter são regar quando está muito seco, colocar terra por cima quando tem muito material a decompor e remexer de quando em quando.
A terra que consegui retirar teve que ser um pouco peneirada, para retirar algum material que ainda não estava decomposto, mas cheirava muito bem e tinha bom aspecto.

Sem comentários: